Salvador, 22 de abril de 2019
Portal do IRDEB
Principal > Destaques da Programação > Especial Das Seis - Paulo Leminski

alt

O Especial das Seis desta quinta-feira (06) traz o início da Série Música e Poesia, que vai ser veiculada em todas as quintas-feiras de março. E quem dita os primeiros versos é Estrela Leminski, que apresenta a obra musicada do pai, Paulo Leminski.

Poeta cantado por nomes como Arnaldo Antunes, Moraes Moreira e Itamar Assumpção, o curitibano Paulo Leminski, que faria 70 anos em 2014, foi escolha natural para abrir os trabalhos. Em 2012, mais de 20 anos após a morte, a antologia “Toda Poesia”, com 600 poemas dele, figurou entre os livros mais vendidos pela Livraria Cultura em 2012, desbancando o romance “50 Tons de Cinza”. Estrela Leminskiexplica um pouco do processo de criação do poeta e as relações que desenvolveu na cena musical. “Ele sempre abria shows de Jorge Mautner”, relembra.

Poeta, romancista e tradutor, Paulo Leminski conseguiu unir na obra poética a estética formal e erudita da Poesia Concreta e o lirismo juvenil da chamada “geração mimeógrafo”, que se valia do humor, do visual publicitário e da influência melódica da música popular brasileira. Criada em um ambiente musical, Estrela diz que o pai e a mãe, Alice Ruiz, traziam a poesia e a canção em um dialogo bem próximo. “[Isso] provocou em mim, na verdade, uma ausência de fronteiras entre as duas coisas. O meu pai não é tão conhecido pelo lado musical porque ele não queria se colocar como intérprete, dizia que tinha uma obra para construir. A obra que ele estava falando era também musical, tanto texto quanto música”.

As canções de Leminski ganharam vida na voz de diversos artistas, alguns amigos próximos, como Caetano Veloso, que neste Especial das Seis canta “Verdura”, com letra e música do curitibano. Você vai ouvir também Zizi Possi com “Filho de Santa Maria” e também “Trovão”, cantada por Estrela e Téo Ruiz.

A série Música e Poesia volta continua pelas quintas de março, trazendo o encontro de poemas e canções na obra de Adriana Calcanhotto, Lirinha e Maviael Melo, com programa apresentados por cada um desses artistas.

Produção: Renato Santos




 

© 2019 | IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. Secretaria da Educação do Estado da Bahia.