Salvador, 15 de setembro de 2019
Portal do IRDEB
Principal > Destaques da Programação > Especial das Seis - Blues Etílicos

altPra encerrar a semana, o Especial das Seis desta sexta-feira (07) recebe o gaitista Flávio Guimarães, que vai apresentar uma edição dedicada ao CD "Puro Malte", o mais recente trabalho da banda Blues Etílicos.

“É um disco de música brasileira, ao mesmo tempo que é um disco de Blues”, avalia Guimarães, que aponta influências da música criada nos Estados Unidos em artistas canarinhos como Tom Jobim e Ary Barroso. Entre as faixas, o álbum traz releituras de "Cotidiano No. 2", de Toquinho e Vinícius de Moraes, e de "Espelho Cristalino", composta por Alceu Valença, com quem o gaitista já tocou. “Ele é um cara que manja de blues, que gosta de blues”.

Duas guitarras, baixo, bateria e gaita formam o mais antigo grupo de blues em atividade no Brasil, bem à moda dos quintetos de Chicago. "O Blues Etílicos ajudou a formar um público para o blues no Brasil fazendo um trabalho autoral, com músicas em português e ao mesmo tempo prestando reverências aos ídolos, às nossas influências", afirma Flávio Guimarães. De quebra, o novo disco traz participações do saxofonista Leo Gandelman e do pianista Donny Nichilo.

No repertório, você vai ouvir também as autorais "Cracatoa" e a canção que dá título ao CD, "Puro Malte", que conta a aventura dos músicos no universo da fabricação de cerveja artesanal.

Produção: Renato Santos








 

© 2019 | IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. Secretaria da Educação do Estado da Bahia.