Salvador, 18 de agosto de 2017
Portal do IRDEB
Principal > Destaques da Programação > Especial das Seis - Irmão Carlos


alt

O Especial das Seis desta sexta-feira (17), traz a reedição do programa que destacou, em primeira mão, o trabalho de estreia da carreira solo do cantor, compositor e produtor baiano Irmão Carlos. É o próprio artista quem apresenta o disco, que conta com dez faixas autorais e participações de diversos artistas baianos, entre eles Eric Assmar (Eric Assmar Trio), JUNIX e o grupo IFÁ. O álbum será lançado oficialmente em um show gratuito neste sábado (18) no Palco Toca Raul, Rio Vermelho.

Conhecido em Salvador e pelo Nordeste não só pela notável carreira na música, mas também pelo extenso trabalho enquanto agitador cultural independente, Irmão Carlos se prepara para lançar o primeiro álbum solo, que é fruto de 2 anos de elaboração, entre concepção, gravação e produção, etapas que foram realizadas pelo artista em estúdio próprio, o Caverna do Som, com exeção da masterização, que foi feita por Neto Grous, no estúdio Absolute Master. “Eu venho de uma banda chamada Irmão Carlos e O Catado, só que eu to num novo momento, onde eu busco um outro caminho, mas eu continuo no mesmo sentido; em busca do mesmo objetivo”, explica.

Se no ‘Catado’ a identidade de Irmão já era marcante tanto nos registros quanto nas apresentações da banda, nessa nova empreitada o artista se permite não apenas trazê-la como unidade, mas, principalmente, como base estrutural para novas experimentações musicais, valendo destacar a acentuação do uso de instrumentação eletrônica, mas que é bem balanceada por elementos orgânicos, enaltecendo a veia Punk do artista e também sua influência do Funk estadunidense. “Um Raul Seixista-Punk-debochado, onde eu uso o terreno da Black Music pra fazer as minhas plantações”, é como ele sintetiza suas referências.

Além das colaborações já citadas, o disco ainda conta com as participações do compositor, guitarrista e produtor Enio, na faixa “W Raimundo” e do guitarrista da banda Scambo, Alexandre Tosto, na música “Me Engasguei Outra Vez No jantar”, artista esse que também assina a arte da capa do CD. Fazem parte da banda que gravou o álbum, o guitarrista Sílvio Carvalho, o baixista Danilo Figueiredo, o baterista Alan Villas-Boas e o tecladista Marcos Mozart, músicos que também fazem parte de grupos como Tabuleiro Musiquim e Suinga.

Nesta edição do Especial das Seis, você ouve uma prévia do primeiro disco solo de Irmão Carlos, com faixas como “Eu Sei Do Movimento”, “Engrenagem da Ilusão”, com participação da banda IFÁ, e “Virando a Página”.

Produção: Rodrigo Reis.

O Especial das Seis vai ao ar pela 107.5 Educadora FM às 18h. Acompanhe a programação da Educadora ao vivo através do nosso Portal.



 
Governo da Bahia

© 2017 | IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. Secretaria da Educação do Estado da Bahia.