Salvador, 23 de março de 2019
Portal do IRDEB
Principal > Destaques da Programação > Caminhos da Reportagem - Cânion do Poti
altO Caminhos da Reportagem de hoje, às 22h, mostra um lugar do Piauí surpreendente e pouco conhecido: o Cânion do Poti, uma escultura colossal formada pelo trabalho paciente da água ao longo de milhões de anos.

A região, de natureza exuberante, exibe também riquezas arqueológicas. O programa mostra cavernas de pedra onde   homens primitivos habitaram e deixaram inscrições rupestres. Grande parte delas está intacta e é desconhecida por pesquisadores. Muitos sítios arqueológicos podem estar camuflados nas florestas do interior do Piauí.

O turismo religioso é outro atrativo da região. NoParque Municipal Pedra do Castelo, no município de Castelo do Piauí, a mistura da forte religiosidade com lendas dão origem a muitas histórias. Relatos de aparições sobrenaturais são comuns por ali. O aumento de romeiros no local também causa problemas na preservação do lugar.

O Caminhos da Reportagem também vai ao Vale dos Cristais, em Buriti dos Montes, de onde são extraídas ametistas e opalas.

Na reserva natural Serra das Almas, uma área de conservação particular entre Ceará e Piauí, vivem cerca de 300 espécies de plantas e mais de 500 espécies de animais.

Reportagem: Francisco Lima

Imagens: Da Matta e Fernando Cardoso

Produção: Diego Lopes

Edição de texto: Francisco Lima

Edição de imagem: Marcelo Rêgo e Fernando Rodrigues

Auxiliares: Antônio Jairo dos Santos e  Valderi Sousa

Direção geral: Márcio Gleu

Uma produção da Fundação Rádio e Televisão Educativa do Piauí – TV Antares

Navegue no nosso Portal e assista a programação da TVE Bahia ao vivo. Clique aqui.

© 2019 | IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. Secretaria da Educação do Estado da Bahia.