Salvador, 23 de março de 2019
Portal do IRDEB
Principal > Destaques da Programação > Dias de Nietzsche em Turim

altConsiderado uma fábula cinematográfica, “Dias de Nietzsche em Turim”, do diretor Júlio Bressane, reflete o momento intelectual do filósofo alemão Friedrich Nietzsche (1844-1900), em sua estada na cidade italiana de Turim. 

O filme recria os meses vividos naquela cidade italiana entre abril de 1888 e janeiro de 1889, período de grande fertilidade para o pensador. Foi lá que Nietzsche escreveu alguns de seus textos mais conhecidos, como "Ecce Homo", "Crepúsculo dos Ídolos" e "Os Ditirambos" e entregou-se totalmente às suas próprias ideias, envolvendo-se com a arte, a ciência e sua própria vida.

Filmado entre 1995 e 200, o longa nacional participou de diversos festivais no país e no exterior. O drama conquistou o prêmio de Melhor Roteiro no Festival de Brasília 2001. Já no Festival de Veneza o filme recebeu o prêmio Bastone Bianco, concedido pela crítica italiana. Bressane foi o primeiro brasileiro a receber essa premiação, criada pelo cineasta Roberto Rosselini. O longa será exibido no Cine Nacional desta sexta (7), às 22:30, pela TVE canal 2 ou ainda através do portal.




 

© 2019 | IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. Secretaria da Educação do Estado da Bahia.