IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia
TV Rádio Notícias Interatividade
jul
1

AGORA É LEI: Prefeitura de Lauro de Freitas instituiu o Dia Municipal do Hip-Hop

Postado por DjBranco

Hip-Hop Lauro de FreitasPrefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF), através da Lei Municipal Nº 1.636 de 30 de Junho de 2016, instituiu o Dia Municipal do Hip-Hop, que passa a ser celebrado anualmente, no dia 12 de novembro. Publicada e sancionada!

Os eventos, competições e outras festividades do que trata a Lei, deverão contar com a participação de instituições públicas, entidades da sociedade civil, agências de financiamentos, empresas e outros.

Leia o resto deste post »

jun
30

Orooni Odé, dia 10 de julho, no Ilê Axé Opô Ajagunã

Postado por DjBranco

OrroniOrooni é uma articulação de jovens de Candomblé, que se associam em busca da garantia de direitos e da livre expressão da fé. Orooni é a junção de duas palavras do Iorubá, que remetem ao “poder do dia de hoje”, a “força da juventude”, isso em alusão às novas táticas e estratégias que essa juventude atual necessita traçar, para estar sintonizada com a conjuntura presente.

Ser e viver Orooni é fazer uma leitura crítica e política das ações e fatos que nos cercam. Ser Orooni é buscar o desenvolvimento presente, sem abrir mão do legado e da importância daqueles(as) que construíram os alicerces da nossa religião. É estar ligado ao presente e conectado ao passado. Os encontros da Rede Orooni são periódicos e seguem a ordem cronológica do Xirê, assim sendo, já realizamos o Orooni Xirê, Orooni Exú, Orooni Ogun, Orooni Alabê, Orooni Logun Edé e nosso próximo encontro será o Orooni Odé, onde, numa grande roda de diálogo, iremos debater os aspectos antropológicos do grande Rei de Ketu e senhor da caça.

Leia o resto deste post »

jun
30

Terreiros de Juazeiro recebem visita de membros do Conselho de Cultura

Postado por DjBranco
Dj Branco

Foto: Ascom CEC / Mariana Campos

Pelo respeito e valorização aos povos de terreiro!

Quatro terreiros de Juazeiro, no território Sertão do São Francisco, servem de exemplos como espaços religiosos que preservam a cultura atrelada às religiões de matriz africana.

Com o objetivo de pensar meios de resguardar esses locais e combater a intolerância religiosa na Bahia, integrantes do Conselho Estadual de Cultura estiveram com lideranças religiosas e ouviram relatos de violência e as tentativas de reduzir o preconceito.

Leia o resto deste post »

jun
30

FLICA na Caixa Cultural, em Salvador

Postado por DjBranco

Flica

Do Ibahia

Marcia Tiburi, Antonio Prata e Xico Sá na Flica na Caixa

Pelo segundo ano, a Flica retorna à Caixa Cultural, em Salvador. O evento gratuito acontece nos dias 8 e 9 de julho (sexta e sábado) e vai celebrar a literatura com a presença de personalidades da cena nacional e baiana, com a curadoria do jornalista Mário Mendes, e uma programação exclusiva voltada para o público infantojuvenil.

No dia 8 de julho (sexta), o evento começa às 18h com a mesa Crônicas de amor e sexo & outras histórias, que reunirá os escritores Xico Sá, Reinaldo Moraes e Márcio Matos, sob mediação de Zulú Araújo.

Leia o resto deste post »

jun
30

Inscrições: Edital Agosto da Igualdade

Postado por DjBranco

Agosto da Igualdade
Edital Agosto da Igualdade apoiará projetos com foco na Década Estadual Afrodescendente

Estão abertas, a partir desta quinta-feira (30), as inscrições para o Edital Agosto da Igualdade, da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial do Estado (Sepromi), que está em sua quinta edição. Nesse ano, serão apoiados dez projetos, com investimento total de R$ 380 mil, que valorizem e resgatem a história e a memória da Revolta dos Búzios e dos seus heróis

Leia o resto deste post »

jun
30

IV Festival Internacional da Sanfona, em Juazeiro/BA

Postado por DjBranco

Festival Internacional de SanfonaUm surpreendente encontro de sanfoneiros de todo o mundo, que virou realidade há sete anos em Juazeiro, e se mantém vivo em torno da magia que este instrumento musical exerce por todo o planeta. A sanfona é o principal instrumento das festas populares do mundo. Fascina pela sua sonoridade, pela diversidade de modelos e gêneros, mas seu encanto transcende o poder da música, porque desperta em cada um de nós um afeto misterioso.

Talvez pelo fato de ficar junto ao coração do sanfoneiro, ou, quem sabe, por ser um instrumento que é abraçado ao se tocar. Ou ainda, por ser um instrumento que respira. O fato é que a sanfona une as pessoas e é amada por todos os povos.

Leia o resto deste post »

jun
30

O espetáculo ‘Ó Paí Ó’ entra em cartaz no Teatro Vila Velha durante o mês de julho

Postado por DjBranco
Foto: Giuseppe Roca

Foto: Giuseppe Roca

Espetáculo pode ser visto às sextas, sábados e domingos

O espetáculo ‘Ó Paí Ó’ volta a ser apresentado em Salvador. Desta vez, quem recebe o Bando de Teatro Olodum é o Teatro Vila Velha. A partir do dia 8 de julho a peça vai estar em cartaz e segue até o dia 24 deste mês, sendo vista às sextas e sábados, às 20h, e  domingos, às 19h. Os ingressos são vendidos no local ou no site Ingresso Rápido.

Leia o resto deste post »

jun
30

Defensoria Pública publica edital para o VII Concurso para Defensor Público

Postado por DjBranco


Defensoria Publica da BahiaReserva de 30% das vagas para a população negra é um dos diferenciais do edital

Após a aprovação do Conselho Superior da Defensoria Pública do Estado da Bahia – CSDP foi divulgado hoje, 29, o edital do VII Concurso de Defensor Público. O certame será composto por quatro etapas: prova objetiva, prova discursiva de caráter específico, prova oral e avaliação de título.

Leia o resto deste post »

jun
25

HOJE: Levante em entrevista no Evolução Hip-Hop, às 17h, na 107.5 Educadora FM

Postado por DjBranco

Levante 2
A banda Levante é a convidada do programa Evolução Hip-Hop de “HOJE”  (25), que vai ao “AR”, às 17h, na 107.5 Educadora FM. Na oportunidade a Levante toca ao vivo no studio.

A Levante é a única banda baiana classificada para o WebFestValda, por fazer a mistura do Rock, Rap, Reggae e Ragga.

No set lista musicas da Levante, Projota, Edi Rock e entre outros.

Quem não está na Bahia pode ouvir o Evolução Hip-Hop “AO VIVO” clicando aqui… 

Produção e apresentação: Dj Branco/CMA Hip-Hop.

Leia o resto deste post »

jun
25

Seminário “Mulheres Negras no Foco: Mídia, Representação e Memória”

Postado por DjBranco

Julho das Pretas

Acontece nos dias 7 e 8 de julho, na Biblioteca Pública do Estado da Bahia, o Seminário “Mulheres Negras no Foco: Mídia, Representação e Memória”. O evento é organizado pelo Odara – Instituto da Mulher Negra, e integra a programação da quarta edição do Julho das Pretas.

Um debate sobre as mulheres negras e o acesso ao direito à comunicação, representação política e midiática, os desafios de construir narrativas que versem sobre a luta das mulheres negras por acesso a direitos.

Leia o resto deste post »

Governo da Bahia  ©2016 | IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. Secretaria da Educação do Estado da Bahia.