IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia
TV Rádio Notícias Interatividade
nov
16

Exposição Coroa de Ouro “Torços e Turbantes”

Postado por DjBranco

EXPOSICAO COROA DE OUROSerá realizada nesta terça-feira (20 Nov), no Museu Udo Knoff, Rua Frei Vicente, 03 – Pelourinho, a abertura da “Exposição Coroa de Ouro” a partir das 17 horas, idealizado pela Hair Design e Estilista Afro, Negra Jhô.

Temas emblemáticos trazem referências de personalidades como: As Deusas do Ébano,  A Mulher Olodum, Rainha Nzinga, Carmem Miranda, Carlinhos Brow e Afro Jhow, intitulando algumas das suas obras.

Negra Jhô tem formado multiplicadores inspirada na cultura milenar, e com este projeto vem coroar o mês da consciência negra.

“Cobrir a cabeça (orí) é uma maneira de respeitar e preservar a parte do nosso corpo que canaliza a energia dos espíritos ancestrais e está sempre cheia de axé”, afirma Negra Jhô”.

Leia o resto deste post »

nov
16

Fundação Cultural reúne linguagens artísticas no Novembro das Artes Negras 2018

Postado por DjBranco
Foto: Ravena Maia

Foto: Ravena Maia

A Fundação Cultural do Estado/SecultBA prepara – pelo segundo ano – sua programação especial do mês da Consciência Negra. O projeto Novembro das Artes Negras 2018 reunirá as sete linguagens artísticas abraçadas pela Funceb em ações diversificadas e gratuitas – em Salvador. Este ano, a Fundação Cultural pauta o tema “Insurgências Negras nas Artes”, trazendo debates, exposições, oficinas, mostras artísticas e shows musicais protagonizados por artistas negros e negras.

Leia o resto deste post »

nov
10

Dia Internacional do Hip-Hop em pauta no programa de hoje (09)

Postado por DjBranco

Dia Internacional do Hip Hop

O programa Evolução Hip-Hop de hoje que vai ao “ar”, às 17h, na 107.5 Educadora FM, celebra “Dia Internacional do Hip-Hop”, data instituída no dia 12 de novembro de 1973, dia do nascimento do hip-hop com a fundação da Zulu Nation, a primeira e mais importante organização do hip-hop mundial. Para falar sobre este importante dia e outros recebemos no estúdio o Rapper Lázaro Erê e Marcio Barbosa, conhecido como Dj Marcio Canibal, ambos fundadores da primeira posse de hip-Hop da Bahia, a Posse Orí. Ainda na oportunidade Marcio fala sobre a sua desertação de mestrado “ADIDAS E O HIP-HOP: MEDIAÇÃO CULTURAL E PERFORMANCES ATRAVÉS DE VIDEOCLIPES E CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS”.

Quem não está na Bahia pode ouvir o Evolução Hip-Hop “ao vivo” clicando aqui

O Evolução Hip-Hop é uma produção da CMA HIP-HOP – Comunicação, Militância e Atitude, tem o apoio da 107.5 Educadora FM, e o apoio financeiro da Secretaria da Fazenda, Secretaria da Cultura do Estado da Bahia (SECULT).

Apresentação: Dj Branco

Leia o resto deste post »

nov
2

Arany Santana, madrinha da Casa do Hip-Hop Bahia

Postado por DjBranco

Casa do Hip Hop BahiaGostaria de lhes apresentar a madrinha da Casa do Hip-Hop Bahia, sim é ela, Arany Santana. Há alguns anos atrás quando estava terminando o desenho final da Casa fui lhe fazer o convite para integrar o nosso conselho gestor (o qual é formado por várias amigas, amigos, parcerias e parceiros que em breve vou apresentar publicamente), na ocasião conversamos muito sobre questões raciais, juventude e sobre a luta de muitos anos para conseguir esse espaço e a importância que ele tem para o movimento hip-hop e juventude negra baiana, de pronto a professora, atriz e historiadora Arany Santana, se declarou madrinha da Casa, lembro cada detalhe da conversa como se fosse hoje, no meio da conversa ela disse “Meu filho, não desista, pra gente nunca foi fácil, se não tiver dinheiro para pagar a água e luz do espaço fazemos uma vaquinha com os amigos para ajudar a pagar, eu já garanto doar uma lata de tinta para pintar as paredes, não desista…O Bloco Afro Ilê Aiyê nasceu no barro e com muita luta e resistência hoje temos aquela sede, não desista”.

Leia o resto deste post »

out
30

45 anos do Ilê Aiyê será comemorado com caminhada e festa na Senzala do Barro Preto

Postado por DjBranco

Ilê Aiyê

Entidade celebra aniversário nesta quinta-feira (1º) com show da Band’Aiyê e participação de diversos blocos afros, Daniela Mercury, Gerônimo Santana e Tonho Matéria

Poucos produtos culturais estão em cartaz há 45 anos, funcionando, cumprindo seu dever e emocionando há tanto tempo e sem interrupções. O Ilê Aiyê é um deles. O bloco afro mais antigo do Brasil é o mais belo dos belos e também ícone de resistência que, ano após ano, reafirma sua posição de marco na história da luta contra o racismo e afirmação do povo negro. Então, motivos não faltam para celebrar nesta quinta-feira (1º/11).

A programação de aniversário começa com a concentração às 19h no Plano Inclinado da Liberdade, de onde sai o Cortejo do Negão, às 20h, até o Curuzu. Lá, na Senzala do Barro Preto, sede do bloco, às 21h, começa o evento pelos 45 anos do Ilê Aiyê, em que a Band’Aiyê é a anfitriã da noite. Também é atração a cantora Daniela Mercury e o canto de diversos blocos afros e afoxés, além dos cantores Gerônimo Santana e Tonho Matéria. O show da cantora Daniela Mercury está previsto para 22h30.

Leia o resto deste post »

out
6

SÓ CASTELEI, #FIRE! Janaina Noblah lança música no Evolução Hip-Hop de HOJE (06)

Postado por DjBranco
Foto: David Waay

Foto: David Waay

A rapper Janaina Noblah marca presença no programa Evolução Hip-Hop de hoje (06), que vai ao “ar”, às 17h, na 107.5 Educadora FM. Na oportunidade Janaina fala sobre sua carreira e lança a música “Fire”, que também é tema de videoclipe, lançado esse mês no Youtube.

Ainda nesta edição temos o quadro CMA Hip-Hop Informa e muito mais.

Quem não está na Bahia pode ouvir o Evolução Hip-Hop “ao vivo” clicando aqui

No set list músicas de Janaina Noblah, Duquesa, Visioonarias e outros.

 

Leia o resto deste post »

out
3

Culinária Musical tem edição degustativa no Shopping da Bahia

Postado por DjBranco

42920497_10156308615393387_3194663783628800000_oO projeto Culinária Musical, do afrochef Jorge Washington, ocupa o Espaço de Inovação da Aceleradora Vale do Dendê, no Shopping da Bahia, nesta sexta-feira, 05/10, a partir das 18h. O chef, reconhecido por suas atuações nas montagens do Bando de Teatro Olodum, receberá dois amigos para um bate papo sobre música e culinária. Enquanto o cantor Romilson do grupo Partido Popular apresenta clássicos do samba brasileiro e do samba do Recôncavo da Bahia, e o DJ Branco do programa Evolução Hip Hop toca sucessos da música negra, Jorge Washington prepara, ao vivo, um prato muito apreciado nas rodas musicais da cidade: a casquinha de siri. Quem for conferir o bate papo regado à música ainda poderá saborear a comida do afrochef.

Leia o resto deste post »

set
30

República do Reggae, dia 17 de novembro

Postado por DjBranco

Repúbica da ReggaeO Festival República do Reggae teve sua primeira edição em 2003 na belíssima Praia de Ipitanga. Ao longo dos anos o evento foi se firmando como o maior do gênero na américa latina e um dos mais relevantes do mundo.

O grau de exigência do público é bastante alto e a organização sempre procurou trazer os nomes preferidos, inclusive através de pesquisas de opinião e enquetes nas redes sociais. O festival é realizado com muito esforço graças à presença e o apoio marcante da nação regueira que é fortíssima na Bahia, sem a ajuda de patrocínios.

Após 14 edições realizadas, o República do Reggae já recebeu grande parte das maiores atrações internacionais do reggae mundial em atividade e evidentemente as bandas de maior destaque no cenário nacional, além de diversos artistas emergentes e que seguem na resistência mesmo sem o apoio dos meios de comunicação. Dentre os grandes nomes que estiveram no festival podemos citar Gregory Isaacs, Lucky Dube, Alpha Blondy, Israel Vibration, Bunny Wailer, Groundation, SOJA, U-Roy, Culture, Koko Dembele, Siddy Ranks, Natiruts, Ponto de Equilíbrio, Mato Seco, Edson Gomes, Tribo de Jah e muitos outros.

Leia o resto deste post »

set
24

Festival A Cena Tá Preta no Teatro Vila Velha

Postado por DjBranco

Festival A Cena Tá PretaO Bando de Teatro Olodum, mais uma vez, convoca artistas e grupos para uma mostra da diversidade e riqueza das artes negras. É a 9° edição do Festival A Cena Tá Preta que, este ano, homenageia os 30 anos de fundação do Balé Folclórico da Bahia, uma das mais conceituadas companhias de dança contemporânea do mundo.

Serão dez dias de apresentações de teatro, dança, cinema, literatura e música, fazendo convergir em Salvador as diversas vertentes da performance negra.  A programação do Festival A Cena Tá Preta começa no dia 28/09, 20h, com o show Black Tudo, da cantora e atriz Denise Correia, acompanhada pela banda Naveia da Nêga. O encerramento do Festival será no 07/10, 19h, com apresentação de duas coreografias inéditas do Balé Folclórico da Bahia, companhia de dança homenageada nesta edição. Tudo acontece nas dependências do Teatro Vila Velha, Centro de Salvador.

 

 

Leia o resto deste post »

set
22

Obi’Ebó – O Peso do Metal, em pauta no Evolução Hip-Hop de HOJE (22)

Postado por DjBranco

Obi Ebo

O rapper’s Lázaro Erê, Rone DumDum e Besoro, do Coletivo Obi’Ebó são os entrevistados no programa Evolução Hip-Hop de HOJE (08), que vai ao “ar” às 17h, na 107.5 Educadora FM. Na oportunidade será apresentado o projeto “Obi’Ebó – O Peso do Metal”,  música e vídeo clipe que fala sobre o Orixá da guerra, do fogo, da tecnologia, o senhor das demandas, o mais aguerrido, destemido e implacável dos orixás, Ogum, em uma mistura de guitarras distorcidas e percussão pesada. Ainda nesta edição recebemos no estúdio o Quebrada QUEER, o primeiro grupo gay de Rap do Brasil e América Latina, e  temos o quadro CMA Hip-Hop Informa e muito mais.

Quem não está na Bahia pode ouvir o Evolução Hip-Hop “ao vivo” clicando aqui

No set list músicas de Obi’Ebó, Emicida, 3030 e outros.

O Evolução Hip-Hop é uma produção da CMA HIP-HOP – Comunicação, Militância e Atitude, tem o apoio da 107.5 Educadora FM, e o apoio financeiro da Fundação Cultural, Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda, Secretaria da Cultura, Estado da Bahia.

Apresentação: Dj Branco

Leia o resto deste post »

Governo da Bahia  ©2018 | IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. Secretaria da Educação do Estado da Bahia.