IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia
TV Rádio Notícias Interatividade
jul
28

Agosto Negro em pauta no Evolução Hip-Hop deste sábado (30)

Postado por DjBranco

Ester PinheiroO programa Evolução Hip-Hop deste sábado (30), que vai ao “ar”, às 17h, na 107.5 Educadora FM, recebi no estúdio Ester Pinheiro, Superintendente de Igualdade Racial da Prefeitura de Lauro de Freitas, e Rosangela Accioly, Diretora da Divisão de Ações Afirmativas (Semed). Na oportunidade as convidadas falam sobre o “Agosto Negro”, evento que será realizado de 03 de agosto a 04 de setembro na cidade de Lauro de Freitas, com atividades culturais, seminários, palestras, audiência pública e colóquio, uma iniciativa que objetiva fazer um diálogo entre o poder público e a comunidade negra sobre as políticas de igualdade racial no município e relembrar os ideais de igualdade, liberdade e democracia reivindicados na maior revolução política e social da história do Brasil, a Revolta dos Búzios ou Conjuração Baiana, ocorrida entre os dias 12 e 25 de agosto de 1798, em Salvador.

Ainda nesta edição batemos um papo com os músicos da banda Levante, única banda baiana selecionada para o WebFestValda que aconteceu no Rio de Janeiro e trouxe para Bahia o prêmio de 3º lugar.

No set lista musicas do Racionais Mc’s, Rincon Sapiência, Rbf e entre outros.

Quem não está na Bahia pode ouvir o Evolução Hip-Hop “AO VIVO” clicando aqui…

Produção e apresentação: Dj Branco/CMA Hip-Hop.

Leia o resto deste post »

jul
26

Abertura Agosto Negro 2016 – Pela Equidade de Raça e Gênero

Postado por DjBranco

Agosto NegroA Superintendência de Promoção da Igualdade Racial e a SEMED através da Divisão de Ações Afirmativas convidam a todas e todos para participarem da Abertura do AGOSTO NEGRO no dia 03 de Agosto de 2016, às 15h, na Câmara Municipal de Lauro de Freitas.

O AGOSTO NEGRO é uma iniciativa que objetiva fortalecer o diálogo entre o poder público municipal e as comunidades na perspectiva de avançarmos nas políticas de Igualdade Racial no município de Lauro de Freitas.

Leia o resto deste post »

jul
21

Estão abertas as inscrições para o III Concurso de Escritores Escolares de Poesia e Redação da Fundação Pedro Calmon

Postado por DjBranco

EscritoresDestaqueEstudantes podem se inscrever gratuitamente até 01 de agosto e concorrer a livros, bicicletas e câmeras digitais.

A Fundação Pedro Calmon/SecultBa através da Diretoria do Livro e Leitura (DLL)  lança pelo terceiro ano consecutivo o Concurso Escritores Escolares de Poesia e Redação que está com inscrições abertas até 01 de agosto, voltado para estudantes do ensino básico – de escolas públicas e particulares no estado.

Leia o resto deste post »

jul
21

LÓTUS – Com Danielle Anatólio na Katuka Africanidades

Postado por DjBranco

LótusLÓTUS é uma performance teatral que tem como ponto de partida a linguagem poética negra feminina. Em cena, o universo de mulheres que trazem em suas afetividades histórias invisibilizadas pelo imaginário social.  A performance trata de amor, superação, beleza e vida, isto dentro de um contexto de solitude em que está  inserida a mulher negra contemporânea, além de contar os caminhos que essas mulheres encontram para resistir e reexistir.

A Performance Lótus foi construída com base no contexto afetivo de diversas mulheres negras, além de pesquisa feita no livro  Mulher Negra: Afetividade e Solidão, de Ana Cláudia Lemos Pacheco e nas poesias das Escritoras Lívia Natália, Mel Adún e Cristiane Sobral.
Nos últimos anos o número de mulheres negras solteiras tem crescido, sendo que essas mulheres geralmente são graduadas, doutoras, inteligentes, bonitas, com independência financeira e de postura política declarada, ou seja, são mulheres empoderadas, mas que não diferente de suas ancestrais continuam ocupando um lugar central nas relações, onde na maioria das vezes são referências matriarcais.

Leia o resto deste post »

jul
15

Juliana Ribeiro lança Clipe de “Preta Brasileira”

Postado por DjBranco

Preta Brasileira

Evento multiartístico será realizado na Saladearte Cinema do Museu

No embalo da semana de comemorações pelo “Dia Internacional da Mulher Negra Latino-americana e caribenha, (25/07), a artista Juliana Ribeiro lança, no próximo dia 21 de julho, às 19h30, o seu clipe “Preta Brasileira”, que será exibido em primeira mão em evento multiartístico, na Saladearte Cinema do Museu, no Corredor da Vitoria, com duas sessões de exibições e uma programação que inclui sarau e depoimentos

Leia o resto deste post »

jul
14

“As Pretas” no Evolução Hip-Hop deste sábado (16)

Postado por DjBranco

As Pretas

O programa Evolução Hip-Hop deste sábado (16), que vai ao “ar”, às 17h, na 107.5 Educadora FM,  dá inicio as homenagens ao Dia da Mulher Afro-Latino-Americana e Caribenha.  Recebemos no estúdio às cantoras Donna Liu, Tamires Santana e Vanessa Borges, que irão abrilhantar está edição falando sobre o projeto musical “As Pretas”, um diálogo da música Rap, Soul Music, Samba e MPB.

Ainda nesta edição temos o quadro CMA Hip-Hop Informa

No set lista musicas de Donna Liu, Vanessa Borges, Tamires Santana e entre outras.

Quem não está na Bahia pode ouvir o Evolução Hip-Hop “AO VIVO” clicando aqui… 

Produção e apresentação: Dj Branco/CMA Hip-Hop.

Leia o resto deste post »

jul
12

Luiza Helena Bairros faleceu na manhã de hoje (12), em Porto Alegre

Postado por DjBranco

Luiza_helena_de_bairrosÉ com grande pesar que informamos que Luiza Helena Bairros faleceu esta manhã em Porto Alegre vitima de câncer no pulmão contra o qual lutava há meses.

“O povo negro não perdeu só uma referência, perdeu uma mulher de luta, combativa, guerreira que dava sua vida para defender os direitos de nosso povo. Uma mulher  mãe, amiga, alegre, conselheira, cuidadosa,  de pulso firme que cumpriu muito bem a sua missão no mundo que estamos. Quantos puxões de orelha e conselhos você me deu hen Luiza. Vá em paz minha irmã, a sua luta não acabou aqui, você ainda tem muito trabalho em outras vidas, tem muita gente que precisa de sua garra, de sua força, de sua energia, de sua ajuda!”.  Dj Branco

Luiza Bairros VIVE!

 

Leia o resto deste post »

jul
8

Discutindo o Brasil: Projeto discute temas de relevância para o país

Postado por DjBranco

IrdebO projeto “Discutindo o Brasil” é um ciclo de palestras e debates sobre as mudanças promovidas pelo Governo Interino do Brasil e das tendências transformadoras identificadas no período. Nesta sexta-feira (08.07), às 19h, no auditório do Museu de Arte da Bahia – MAB, no Corredor da Vitória, o debate será sobre a importância da comunicação pública e o papel da Empresa Brasil de Comunicação – EBC e da TV Brasil na democratização da comunicação no país.

Participam do debate o diretor geral do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia, Flávio Gonçalves, o presidente da Rede Minas e da Associação Brasileira de Emissoras Públicas, Comunitárias e Educativas, Israel Do Vale e o diretor do MAB, Pedro Archanjo, será o mediador.

Leia o resto deste post »

jul
1

AGORA É LEI: Prefeitura de Lauro de Freitas instituiu o Dia Municipal do Hip-Hop

Postado por DjBranco

Hip-Hop Lauro de FreitasPrefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF), através da Lei Municipal Nº 1.636 de 30 de Junho de 2016, instituiu o Dia Municipal do Hip-Hop, que passa a ser celebrado anualmente, no dia 12 de novembro. Publicada e sancionada!

Os eventos, competições e outras festividades do que trata a Lei, deverão contar com a participação de instituições públicas, entidades da sociedade civil, agências de financiamentos, empresas e outros.

Leia o resto deste post »

jun
30

Orooni Odé, dia 10 de julho, no Ilê Axé Opô Ajagunã

Postado por DjBranco

OrroniOrooni é uma articulação de jovens de Candomblé, que se associam em busca da garantia de direitos e da livre expressão da fé. Orooni é a junção de duas palavras do Iorubá, que remetem ao “poder do dia de hoje”, a “força da juventude”, isso em alusão às novas táticas e estratégias que essa juventude atual necessita traçar, para estar sintonizada com a conjuntura presente.

Ser e viver Orooni é fazer uma leitura crítica e política das ações e fatos que nos cercam. Ser Orooni é buscar o desenvolvimento presente, sem abrir mão do legado e da importância daqueles(as) que construíram os alicerces da nossa religião. É estar ligado ao presente e conectado ao passado. Os encontros da Rede Orooni são periódicos e seguem a ordem cronológica do Xirê, assim sendo, já realizamos o Orooni Xirê, Orooni Exú, Orooni Ogun, Orooni Alabê, Orooni Logun Edé e nosso próximo encontro será o Orooni Odé, onde, numa grande roda de diálogo, iremos debater os aspectos antropológicos do grande Rei de Ketu e senhor da caça.

Leia o resto deste post »

Governo da Bahia  ©2016 | IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. Secretaria da Educação do Estado da Bahia.