Salvador, 19 de novembro de 2017
Portal do IRDEB
Principal > IRDEB > Acontece > F.O.T.O.G.R.Á.F.I.C.A.S

alt

No mês dedicado à mulher a TVE lança um novo documentário Fotográficas. Com 56 minutos de duração, dividido em 3 blocos, o documentário apresenta o trabalho e o depoimento de 16 fotógrafas - mulheres pioneiras na profissão como a paulista Nair Benedicto, fundadora da F4 (primeira agência de notícia brasileira) e a inglesa Maureen Bisillia, as primeiras profissionais do fotojornalismo na Bahia como Shirley Stolze, Sora Maia e Margarida Neide.

Fotográficas também expõe o olhar de fotógrafas como Arlete Soares, que viajou o mundo fotografando, de Isabel Gouvêa que desde a década de 70 registra as mais belas imagens das Festas Populares da Bahia, com destaque para a Festa de Yemanjá e de Valérias Simões que tem uma trabalho voltado para a cidade, especialmente as cidades do Recôncavo Baiano. Mostra a nova geração de fotógrafas como Marina Silva, Mariana David, Shai Andrade, Helemozão e Rosa Bunchaff.

Todo gravado no estúdio da TVE, o documentário parte de três pontos: a história da mulher na fotografia, no fotojornalismo e olhar da mulher fotógrafa - artista e profissional. As diretoras Caroline Vieira e Hewelin Fernandes criaram uma narrativa cujo foco principal são as próprias imagens. Nenhum registro foi filmado, o documentário foi pensado para valorizar as fotografias, exibindo cada uma suavemente pela tela, dando espaço para a contemplação.

A escolha de fazer um documentário com um recorte feminino se deu pela urgência apontada pelas próprias fotógrafas, que até hoje lutam por mais espaço num mercado ainda dominado pelos homens, explica as diretoras do documentário Caroline Vieira e Hewelin Fernandes. Essa opção pelo protagonismo feminino também se deu na trilha sonora. As diretoras selecionaram músicas de compositoras femininas como Chiquinha Gonzaga (1847-1935), Mrs Beach (1867-1944) e a contemporânea Jana Vasconcellos, dentre outras.

É importante dizer que este documentário produzido pela TVE, é mais um trabalho da emissora dedicado a fotografia. A TVE sempre deu espaço para a arte, seja na forma de documentário, como também nos programas de Cultura, Soterópolis e Multi, nos telejornais e na Interprogramação. A fotografia está sempre presente na TVE.


F.O.T.O.G.R.Á.F.I.C.A.S 

Estreia: 26 de março, às 21 horas.

Direção: Caroline Vieira e Hewelin Fernandes

Edição e arte: Rafael Pereira



 
Governo da Bahia

© 2017 | IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. Secretaria da Educação do Estado da Bahia.