Salvador, 30 de abril de 2017
Portal do IRDEB
Principal > IRDEB > Acontece > Nas lentes da exclusão: Racismo e intolerância religiosa na mídia

Acontece nesta terça-feira, 21, Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial, o painel “Nas lentes da exclusão: Racismo e intolerância religiosa na mídia”, no Teatro Vila Velha, a partir das 16h.

O objetivo do evento é discutir a presença negra na televisão, cinema, artes cênicas, imprensa e meios de comunicação em geral. A agenda integra as ações da Década Internacional Afrodescendente na Bahia e o calendário de 10 anos da instituição da Secretaria Estadual de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi).

A atividade contará com a presença de comunicadores da mídia negra e digital, cineastas, jornalistas e militantes do movimento negro e de defesa da diversidade religiosa. Durante o evento também serão discutidos caminhos para o combate aos crimes de racismo, ódio religioso e outras violações de direito no campo racial. O acesso é gratuito, com credenciamento no local e emissão de certificados aos participantes.

Sobre a data - O Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em referência ao Massacre de Sharpeville. O fato ocorreu em 21 de março de 1960, em Joanesburgo, na África do Sul, quando 20 mil pessoas faziam um protesto contra a Lei do Passe, que obrigava a população negra a portar um cartão que continha os locais e limitações para sua circulação, uma medida notadamente discriminatória. Porém, mesmo tratando-se de uma manifestação pacífica, a polícia do regime de apartheid abriu fogo sobre a multidão desarmada resultando em 69 mortos e 186 feridos. A data também marca a inclusão de Zumbi dos Palmares na galeria dos Heróis Nacionais, em 1997.

Governo da Bahia

© 2017 | IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. Secretaria da Educação do Estado da Bahia.