Salvador, 21 de novembro de 2018
Portal do IRDEB
Principal > TVE > Catálogo de Vídeos > Soterópolis - 10 Centavos


Soterópolis - 10 Centavos

cliques 13280 cliques | Avaliação: Avaliação: Avaliação: Avaliação: Avaliação:
Avalie você também |

Descrição

Primeiro curta-metragem em 35 mm dirigido por César Fernando de Oliveira, o curta-metragem 10 Centavos possui uma trajetória de destaque no audiovisual baiano.

O filme, que tem roteiro de Reinofy Duarte, foi viabilizado a partir do Prêmio Braskem Cultura e Arte, Categoria Cinema 2006.

O lançamento se deu em 2007 e a partir daí o curta acumulou dezenas de participações em festivais e prêmios, com destaque para o Prêmio Unicef no Festival Internacional de Cine Documental e Curtas de Bilbao, na Espanha.

Os prêmios de Melhor Direção, Melhor Ficção e Melhor Filme Nacional (Juri Técnico e Popular) no 31° Festival Guarnicê de Cinema; a seleção no Short Film Corner – Festival de Cannes 2008 e o prêmio Dom Quixote pela Federação Internacional de Cineclubes – FICC.

10 Centavos mostra um dia na vida de um garoto que mora no subúrbio ferroviário de Salvador e trabalha como guardador de carros no centro histórico. Para a realização do filme foi montada uma equipe com cerca de 30 pessoas entre atores e técnicos.

Há veteranos, como os atores convidados Fernando Fulco e Narcival Rubens, mas também há no elenco não atores. Já a parte técnica é formada por jovens realizadores, alguns participaram pela primeira vez de uma produção em 35 mm.
O Soterópolis acompanha a trajetória do filme desde o lançamento e no programa dessa semana vamos abordar a visibilidade que o filme conquistou ao longo dos anos.

O diretor César Fernando de Oliveira, natural de Salvador-Ba, graduou-se em Cinema e Vídeo pela Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) em 2005. Possui experiência nas áreas de tecnologia e comunicação, com ênfase em direção de Cinema e Vídeo.

Desde 1999, ele faz parte do Departamento de Tecnologia da TV Bahia – Rede Globo. Em 2010, César foi um dos vencedores do Edital de desenvolvimento de roteiros de longa-metragem do IRDEB (Instituto De Radiodifusão Educativa da Bahia) com o projeto intitulado PILÃO ARCADO, que está em andamento.
URL:
Incorporar:

Favoritos
rss

titulo_ta_rolando

                

videos_dos_programas

busca_avancada_azul
Encontre um arquivo no nosso banco de dados.
videos_mais_vistos
voce_reporter_video
videocast

© 2017 | IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. Secretaria da Educação do Estado da Bahia.