Salvador, 16 de outubro de 2018
Portal do IRDEB
Principal > TVE > Catálogo de Vídeos > TVE Debate - Intolerância Religiosa


TVE Debate - Intolerância Religiosa

cliques 3929 cliques | Avaliação: Avaliação: Avaliação: Avaliação: Avaliação:
Avalie você também |

Descrição

O Brasil é visto como um país de paz religiosa. Esse consenso, no entanto, é desafiado quando observamos religiões sendo cotidianamente discriminadas por adeptos de outros grupos religiosos. O apresentador Igor Baraúna recebe no estúdio do TVE Debate representes de alguns seguimentos religiosos, como a yalorixá Jaciara Ribeiro, o pastor evangélico Djalma Torres, o padre Alfredo Dórea, a umbandista Daya Dias e também o jurista Geraldo Ramos.

No programa vamos entender o que cada seguimento religioso pensa sobre o outro, as formas de manifestações da fé e como cada um trata a intolerância dentro de seu templo. Com o objetivo de promover diálogos para garantir a laicidade do estado, lideranças religiosas lançaram em Salvador o Comitê Interreligioso da Bahia (CIRB).

O grupo, composto por espíritas, umbandistas, católicos, evangélicos, candomblecistas e messiânicos, tem o intuito de desenvolver ações de combate à violência e a intolerância religiosa, seja ela física ou moral. O diálogo evita situações como no caso da menina de 11 anos, ferida por uma pedra na cabeça ao deixar um culto de candomblé na Penha, zona norte do Rio de Janeiro. Segundo testemunhas, a menina foi atacada por evangélicos. Nas redes sociais o ato foi criticado por muitas pessoas e gerou o protesto conhecido como “Eu visto branco, branco da paz. Sou do candomblé, e você?”

URL:
Incorporar:

Favoritos
rss

titulo_ta_rolando

                

videos_dos_programas

busca_avancada_azul
Encontre um arquivo no nosso banco de dados.
videos_mais_vistos
voce_reporter_video
videocast

© 2017 | IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. Secretaria da Educação do Estado da Bahia.